sexta-feira, 25 de julho de 2014

Tipos de Grupos!






Condições Prévias do trabalho em grupo!!!


Lima (2007) acredita que os participantes de um grupo devem aceitar previamente algumas condições para que assim seja possível o trabalho em grupo.
Para o autor o facilitador deve ficar sempre do lado de fora, não podendo intervir na discussão, nem orientar a escolha para qual caminho o grupo deve seguir evitando o que poderia de alguma forma ser considerado uma manipulação do grupo. O grupo tem que ser unanime em suas decisões, mas para alcançar esta unanimidade cada membro deve fazer concessões. Nenhum participante pode impor ao grupo sua opinião ou ponto de vista pois quando há a imposição o grupo deixa de existir. Apesar de haver diferentes níveis de amadurecimento entre os membros de um grupo este se for bem estruturado pode superar as diferenças. 
Em reunião é necessário não confundir liderança com dominação e nem participação com dominação de grupo. Os membros dos grupos podem considerar uma reunião fracassada no momento que alguém deixou de participar ou alguém dominou o grupo com sua participação. Sendo assim a reunião só terá resultado se não houver uma decisão final. Não esquecendo que os problemas emocionais dos membros do grupo não podem ser mais dominantes que o problema em discussão. Ao final de cada reunião todos concordam que se deve fazer uma avaliação dos resultados obtidos e da participação de cada membro do grupo.

Fases do Processo de Grupo

           Segundo Castilho (2004) apud Oliveira (2008) os grupos passam por quatro fases durante seu relacionamento:º Inclusão – é o momento inicial do grupo onde surge o desejo de ser aceito, este processo tem duração ligada ao estabelecimento da confiança. Durante este período nível de comunicação é baixo, caracterizado pelo silencio e tensão. Caracterizado pela baixa produçãoº Controle- fase de difícil comunicação,verifica-se uma luta inconsciente pela liderança e a ocupação de espaços dentro do grupo.º Afeição : fase onde se identifica uma maior produtividade e criatividade. O grupo  adquiriu confiança mútua, se respeita as diferença individuais ou seja  os membros demostram respeito e aceitaçãoº Separação: fase final do grupo, caracteriza-se pela finalização da tarefa ou afastamento de um participante. Os outros membros do grupo podem ficar agressivo ou satisfeito isto vai  depender da razão ou condição da separação.


domingo, 20 de julho de 2014

O Processo Grupal...

  Os processos grupais são experiências fundamentais para as nossas formações, estruturações de convicções e para o desenvolvimento de nossas capacidades
— ♦ Com toda a carga das experiências anteriormente vividas que nos jogamos em novas experiências de relacionamentos grupais;
  ♦ A nossa inserção grupal pode ser realizada de uma forma consciente ou não. ♦ Temos consciência de que participamos de alguns grupos comumente aqueles que aderimos por uma opção pessoal; ♦ —A participação nos demais é feita, geralmente, de maneira rotineira e sem nos darmos conta; ♦ muitas vezes somos carregados pelo grupo.